A Globalização Capitalista e o Trabalho

Publicado: 09/05/2010 por profmurilo2010 em 8 série - Dr. Décio

A busca pelo lucro incessante e crescente predomina nas atividades comerciais. Atualmente, isto acontece ainda de forma mais violenta. Uma das formas de aumentar o lucro é a redução de custos de produção. O barateamento destes gastos gera consequências justamente na parte mais importante deste processo: o trabalhador.

Algumas das consequências para o trabalhador são as seguintes:

BAIXOS SALÁRIOS

O trabalhador vê o seu salário perder valor se comparar com o aumento do custo de vida. Isto acontece porque enquanto o preço de aluguel, mercado, água, luz, farmácia, transporte, escola e outras necessidades básicas aumentam pouco a pouco a cada mês, seu salário é congelado ou não ganha aumento suficiente comparado com estes produtos.

DESEMPREGO

Na busca por redução de custos para aumentar os lucros das empresas, muitos trabalhadores perdem seus empregos. E muitos desses não conseguem voltar ao mercado de trabalho por não possuírem a qualificação exigida. O desemprego acaba gerando o empobrecimento da população e, como consequência, muitos outros problemas sociais.

TRABALHO INFORMAL

Esta forma de trabalho se caracteriza por não registrar o trabalhador conforme a lei determina. Ou seja, nesses empregos o trabalhador fica desprotegido de seus direitos, sem férias, 13º salário, aposentadoria, FGTS, entre outros benefícios. Sem contar que os danos à saúde do trabalhador não são de responsabilidade do empregador. O trabalho informal por vezes possibilita rendas altas, mas também existe muito rendimento baixo.

TRABALHO PRECÁRIO E ESCRAVIDÃO

O trabalho precário ocorre quando o trabalho exercido não possui condições mínimas de segurança para o trabalhador. Isso ocorre geralmente ligado à informalidade, quando o próprio empregador não está registrado conforme a lei.

Em relação ao trabalho escravo, o trabalhador praticamente se torna refém do empregador. Como exemplo, temos a situação de muitos bóias-frias, trabalhadores rurais que são mal remunerados (isso quando são pagos) e que dependem da estrutura  do local em que trabalham para morar e se alimentar. Ao utilizarem esta estrutura criam dívidas com seus patrões que os forçam a trabalharem mais para pagarem essas dívidas. Porém, novas dívidas serão criadas e terão também de serem pagas, criando um efeito bola de neve.

Outro exemplo se trata do trabalho realizado por imigrantes ilegais, como os bolivianos em São Paulo. Estes rumam para a cidade em busca de oportunidade para melhorar de vida. Porém, como são ilegais, não conseguem emprego registrados. Acabam sendo empregados em pequenas empresas (muitas também ilegais) de confecção de roupas que revendem seus produtos para grandes lojas. Estes imigrantes recebem salários baixíssimos, trabalham por vezes 16 horas por dia e também precisam da estrutura da empresa para morar.

Todas estas situações estão presentes em diversas partes do mundo. Em alguns lugares ocorre com maior incidência, em outros de modo reduzido, mas a condição do trabalhador tem piorado muito nos últimos anos.

Você percebe alguma dessas situações na sua cidade?

Já passou ou passa por algo semelhante na família, ou conhece alguém que já tenha passado?

Quais são as consequências da queda de qualidade de vida do trabalhador para a sociedade?

Escrevam suas respostas nos comentários.

Participe também da enquete abaixo.

Anúncios
comentários
  1. Raviel e Samuel 812 disse:

    1-Sim.O trabalho informal,desemprego e baixos salários.
    2-Sim.Pelo trabalho informal.
    3-Ficar sem ter onde morar.

  2. Carolina Ferreira Araújo 812 disse:

    Na cidade em que eu moro, também existem algumas dessas situações como por exemplo:o trabalho informal,o desemprego e o baixo salário.
    Vários membros de minha família, já passaram por a situação do desemprego,e do trabalho informal,porém hoje somente alguns passam pelo salário baixo.
    Com o salário muito baixo,com a falta de empregos,os trabalhos informais,a exploração do trabalho e o custo de vida cada vez mais caro, a sociedade fica sempre mais pobre, e a qualidade de vida muito pior.

  3. Charles 812 disse:

    1- Sim.Desemprego.
    2-Sim.Pelo trabalho desemprego
    3-Ficar sem ter o que comer,

  4. Charles 812 disse:

    1- Sim.Desemprego.
    2-Sim.Pelo trabalho desemprego
    3-Ficar sem ter o que comer,e sem onde morar.

  5. Sérgio e Leonardo O. T: 812 disse:

    Sim, porquê na nossa cidade existem muitos atelieres que pagam baixos salários sem carteira assinada. Ou seja, nesses empregos o trabalhador fica desprotegido de seus direitos, sem férias, 13º salário, aposentadoria, FGTS, entre outros benefícios. E não tem direito a salario de periculosidade, insalubridade, etc.

  6. Anderson Freitag dos Santos / 812 disse:

    Muitas pessoas sem estudo procuram um serviço onde não precisa de experiência como:

    *Empregadas domésticas ( que muitas vezes são exploradas, de modo que não compensa seu esforço, pois seu diária é muito baixa).

    Minha tia trabalhava na roça, no interior de Pinheirinho do Vale veio para Sapiranga, como não tinha experiência do trabalho em indústrias, acabou caindo dentro de um atelier em um emprego informal e não ganhava um salário de acordo com o seu trabalho!!
    Lojas iram colocar funcionários para a rua, pois seu lucro diminuirá as mercadorias subiriam, eles compram as mais baratas e assim ganham muito dinheiro pagando pouco (barato) e vendem muito (bem caro) !!!

  7. Anderson Freitag dos Santos / 812 disse:

    1.Muitas pessoas sem estudo procuram um serviço onde não precisa de experiência como:

    *Empregadas domésticas ( que muitas vezes são exploradas, de modo que não compensa seu esforço, pois seu diária é muito baixa).

    2.Minha tia trabalhava na roça, no interior de Pinheirinho do Vale veio para Sapiranga, como não tinha experiência do trabalho em indústrias, acabou caindo dentro de um atelier em um emprego informal e não ganhava um salário de acordo com o seu trabalho!!

    3.Lojas iram colocar funcionários para a rua, pois seu lucro diminuirá as mercadorias subiriam, eles compram as mais baratas e assim ganham muito dinheiro pagando pouco (barato) e vendem muito (bem caro) !!!

  8. Bruna e Édina 812 disse:

    1:Sim mas na nossa cidade existe mais baixo salário do que desemprego.
    2: Sim na nossa família, pois todos recebem um salário muito baixo.E isso acontece com a maioria das pessoas, e pouquíssimas pessoas recebem um salário digno.
    3:Com o desemprego, e o baixo salário de muitas pessoas na cidade, acaba empobrecendo o comércio, pois as pessoas não possuem dinheiro para gastar.

  9. Nailius e Carolina R.B 812 disse:

    1.apenas os salários são baixos, trabalho informal e o desemprego.
    2.sim desemprego, trabalho informal e baixo salário.
    3.As consequências são horríveis as pessoas passam por varias dificuldades como a miséria entre outras.A sociedade passa a ser excluída pela sua baixa renda .

  10. Joice vanessa de araújo turma:812 disse:

    1-Sim. Em algumas empresas não é escravizado mas é uma coisa muito semelhante, pois a empresa fazem convenio com lojas, farmácias, mercados, empresas de gás… E as pessoas durante o mês compram por necessidade da família, e quando chega no fim do mês e é automaticamente descontado do salário,que muitas passa do valor do salário e pra pagar tem trabalhar todo o outro mês, vai gastar mais no convenio nesse mês e assim nunca consegue quitar sua dívida e enquanto seu salário continua o mesmo o preço das coisas aumenta cada vez mais complicando assim o quitamento das contas.
    2-Mais ou menos na empresa em que minha mãe trabalha tem convenio com esses lugares mas ela cuida pra não gastar tanto durante o mês, para os funcionários que gastam bastante o patrão dela faz umas parcelas pra não ficar tão grande a conta no fim do mês e para sobrar um pouco do pagamento para os funcionários.
    3-Esse trabalhador ficara devendo para muita gente como não é só um trabalhador é que como eles vão ficar devendo muitas lojas, comércios vão falir e irão fechar por falta de lucro.

  11. Renan e Tamara 812 disse:

    1- Existe sim, principalmente o desemprego, porque tem grandes empresas que em momentos de crise, tem que fazer alguns cortes de custos, por isso muitas pessoas vão para a rua, e muitas delas passam dificuldades e precisam desse trabalho para sobreviver.

    2- No momento não, mas já aconteceu antes em momentos de crise, mas conheço muitas pessoas que passaram e estão passando por isso.

    3- Que se os trabalhadores vivem mal eles também vão trabalhar mal e isso quer dizer que a qualidade dos produtos vai ser menor, e teremos que gastar mais dinheiro para comprar roupas novas.

  12. Pâmela Chakira Cardoso Lorenzon !Turma:812 disse:

    1- Sim,nas empresas existe pessoas que geralmente recebem pouco ou ás vezes o patrão nem paga e fica enrolando as pessoas.Muitas vezes nos atelier existe pessoas que trabalham frio .Existe pessoas que fazem convenio com lojas e nem sabem que vem descontado no salário do fim do mês.
    2-Minha mãe trabalha frio,sem carteira assinada, mas é com os irmãos dela porém quando ela falta ela só fala pra eles o porque da falta e tá tudo bem . Mas ela não recebe o dia da falta, e eles pagam 3,00 A HORA . Ela não pode ir pra rua pois eles não tem quem passa cola pra eles pois é só minha mãe e ela só sai se ela quiser…Mas o bom é que ela recebe 3,00 reais a hora…
    3-Como eles vão ficar devendo vai ficar faltando lucro e as empresas vão falir e irão fechar o negócio.

  13. Danrlei 812 disse:

    1-Sim tem muitas empresas que aseitam pessoas para o TRABALHO INFORMAL sem carteira asinada.
    2-Sim meu primo ja passou pelo TRABALHO INFORMAL e tambem pelo BAIXO SALARIO.
    3-As pessoas podem comesar a ficar doentes e dai não teram dinheiro para comprar remedios.

  14. Vitória 812 disse:

    1= Sim, a industria calçadista é uma grande fornecedora de baixos salários e desemprego, não valorizando o trabalhador.

    2= Não.

    3=Menos consumo de mercadorias gerando menos lucros para as empresas, assim, as empresas produzem menos e demitem mais trabalhadores que também consumirão menos, formando um efeito dominó.

  15. caroline e talita 812 disse:

    1.Sim.Duas dessas situações é muito comum na nossa cidade o desemprego e o baixo salário,no começo deste ano a empresa de calçados Vale reduziu pela metade seu número total de empregados,resultado muitos desempregados,o salário baixo deve-se pelo fato de ter muitas pessoas fazendo o mesmo serviço por isso não são valorizados.
    2.Sim.Eu (Talita) trabalho em um atelier sem carteira assinada.
    3.As consequencias são que as pessoas não tendo muito dinheiro para comprar suas mercadorias,reduz o lucro das empresas que por sua vez demite seus funcionários gerando mais desemprego isto é o efeito domino.

  16. luan e leonardo disse:

    1. sim como exploração de trabalho nas empresas de calçados, por que as pessoas trabalham muitas horas por dia e ganham muito pouco.

    2. sim. minha avó trabalhava na roça e quando veio para sapiranga e foi explorada pelos serviços pesados e que pagavam muito mal.\

    3.O comércio começa a empobrecer por causa que as empresas não pagam as pessoas, e elas saiam das empresas e vão empobrecer por falta de trabalho e a sua empresa vai empobrecer também por falta de funcionários.

  17. Paola Vieira e Débora Becker 812 disse:

    1-Sim. Por exemplo em atelieres de calçados, adultos e jovens trabalhando informalmente, ou seja, sem carteira assinada e renda fixa. Também os salários baixos que muitas vezes não garantem a renda de uma família por conta das altas despesas durante o mês.
    2-Sim conhecemos. Uma mulher que trabalhou em uma fabrica calçadista formal, ou seja, carteira assinada durante quase dois anos ganhando um baixo salário.
    3-Geralmente as condições ficam ruins porque se as pessoas estão desempregadas diminuirá a renda dos comércios. Por exemplo as pessoas não poderão comprar todo mês o que compravam antes, por não ter uma renda mensal fixa.

  18. Sérgio e Leonardo O. T: 812 disse:

    2-Sim, conheço. Essa pessoa trabalhou nesses atelieres que não tinham carteira assinada, isso ocorre porquê fábricas de calçado que não empregam pessoas menores de dezoito anos (crianças ou adolescentes). Assim, as pessoas que vão trabalhar em uma empresa mais qualificada essa empresa exige um certo estudo, em que pessoas que trabalham em atelieres com baixos salários não tem esse estudo.
    3- Se uma pessoa que ganhava três salários mínimos, e agora ganha um salário apenas, essa pessoa vai empobrecer um pouco, e o comércio que ela comprava, começar a decair, e isso vai decair o numero de empregos, porquê os donos desses comércios nao vão ter os mesmos lucros e vão acabar despedindo seus empregados.

  19. Adriano e Bruna 811 disse:

    01. Sim varias
    02. Sim algumas pessoas trabalham frio
    03. Ele é desvalorizado, não tem tempo pra nada!!!

  20. Adriano e Bruna 811 disse:

    01. Sim varias

    02. Sim algumas pessoas trabalham frio

    03. Ele é desvalorizado, não tem tempo pra nada!!!

  21. Tarcisio I. Moreira e Érica Garcia 811 disse:

    1. Sim. Perto de nossa casa há atelieres de calçados que pagam muito pouco e as famílias as vezes passam até fome.
    2. Sim. temos uma amiga que trabalha de forma informal, mas por este fato, recebe mais que algumas mulheres que trabalham de carteira assinada.
    3. Estas pessoas que serão prejudicadas porque estes anos que trabalharam sem carteira assinada, não contarão par a sua aposentadoria.

  22. Maiara e Lavínia 811 disse:

    1- Sim, existe desemprego e o trabalho informal, achamos que aqui em nossa cidade não exista trabalho escravo.

    2- Por enquanto ainda não temos ninguém que conhecemos ou de nossa família que tenha passado por essas condições.

    3- Que eles trabalham muito e em condições precárias. E isso fica visto como uma coiso ruim pela sociedade.

  23. Ricardo Rodrigues - 811 disse:

    1. Sim perto de minha casa tem atelieres que pagam muito pouco para as pessoas que trabalham lá.
    2. Sim minha vizinha que trabalha frio por que si não ela não vai ter o que comer.
    3. Estas pessoas serão prejudica pois os anos que trabalharam não contarão na aposentadoria.

  24. CAROLINE E MAGDIELI 811 disse:

    SIM,pois nas fábricas de calçados sem registro exploram menores e pagam muito pouco.
    sim, minha mãe veio da roça para trabalhar em Sapiranga em uma fábrica de calçados e teve uma experiência nova.
    como se fosse efeito dominó, se as empresas nâo terem como pagar as pessoas nâo vâo ter como sobreviver.

  25. bruno e fernanda T:811 disse:

    1. Sim,por que tem pessoas que trabalham bastante e o salário é baixo.
    2. Sim,tem várias pessoas que conhecemos que trabalham muito e ganham pouco.Mas tem que trabalhar para sustentar sua família.
    3.São várias as consequências, mas a que a população mais reclama é a baixa renda,fome a miséria e não ter moradia para a população.

  26. Dionatas e Alex 811 disse:

    1.Sim.por causa que tem muitas atelieres que não assinam a carteira de trabalho.
    2.Já quando ia receber seguro ela foi reto trabalhar frio.
    3.Ela não recebe seu direito. as pessoas não vão comer as mesmas coisas,vestir-se igualmente.

  27. Djeik, Lucas - 811 disse:

    1-sim. eu vejo bastante desemprego na minha cidade,

    2-apenas parentes próximos desempregados.

    3-menos consumo de mercadorias gerando menos lucro para as empresas,assim,as empresas produzem menos e demitem mais trabalhadores que também consumirão menos,formando um efeito dominó.

  28. Tauana, Sara 811 disse:

    1- Sim, pois existem varias atelies. Trabalham muito,ganham pouco e se algo acontece não são indenizados por isso, e assim fica como se nada estivesse acontecido.
    2- Sim conheço uma colega, que trabalha sem carteira assinada.
    3- O comercio iria a falência, pois ninguém trabalharia e nem compraria nada.

  29. Maurcio e Émerson / 811 disse:

    1 ) Na minha cidade não , percebemos nas cidades grandes como São Paulo capital.

    2) Sim , um membro da minha família desempregado.

    3) Pessoas que trabalhavam e não trabalham mais vão ficar desempregados não vão poder freqüentar os lugares que eles iam, aquele lugar também vai falir e vão demitir os trabalhadores e assim vai continuar.

  30. ezequias e lucas mayer 811 disse:

    1:não sei, nos nunca vimos trabalho escravo em Sapiranga

    2:não e não conhecemos ninguém que já passou por isto.

    3:que as pessoas não teriam dinheiro e ficariam mais pobres .

  31. GIOVANE,WESLEY 811 disse:

    Na minha cidade não há trabalho escravo mas há trabalho informal.Quando pessoas trabalham sem carteira assinada não tendo direito há férias, 13º,aposentadoria ,FGTS,entre outros benefícios.

    Sim meu pai que trabalha na construção civil sem carteira assinada há bastante tempo.

    As consequencias são;o comercio vende pouco e muitas vezes é obrigado a fechar as portas tendo que despedir seus funcionários.

  32. Tais, Jacqueline 811 disse:

    1-não porquê os atelier que eu conheço trabalham com carteira assinada.
    2-não porquê minha mãe não trabalha e meu pai trabalha na fábrica.
    3-as pessoas não vão ganhar muito dinheiro e não vão consumir tanto quanto antes e as pessoas vão ser demitidas.

  33. Kaue 811 disse:

    1- Aqui na minha cidade, não tem trabalho escravo, mais tem trabalho informal.
    2- Na minha família, nunca aconteceu nada disso. Mas já conheci, pessoas que se machucaram feio e não receberam corretamente.
    3- Se as pessoas não tiverem dinheiro para comprar, os donos de comercio iriam falir junto com a cidade.

  34. 1-Não, existe trabalho informal mas não trabalho escravo.
    2-Não e não conhecemos.
    3-Acabaria com a renda sustentável do município e da pessoa empregada.

  35. ana paula de oliveira moreira 814 disse:

    1:Sim mas aqui no RS os salários são bem mais baixos que nos outros estados.
    2:Sim minha tia ela ficou desempregada por causa de uma doença que ela tem, e agora não consegue serviço em lugar nenhum e tem que trabalha em um restaurante onde ela trabalha muito e ganha pouco.
    3:Eles começão a passar por dificuldades não tem dinheiro para pagar suas contas e vão começar a consumir menos.

  36. Andrielle almeida / 814 disse:

    1=Na nossa cidade existe um pouco de trabalho escravo e um pouco de trabalho informal mas não como nas cidades grandes como São Paulo , Rio De Janeiro .
    2=Não mas conheço varias pessoas que passam por desemprego ou até mesmo trabalho informal.
    3=As consequências são que se der desemprego as pessoas ficam com menos dinheiro assim elas gastam bem menos e assim as lojas , mercados ,farmácias, etc acabam indo a falência e criando bem mais desemprego .

  37. Jonadabe 814 disse:

    1)na cidade em que eu morro não tem trabalho escravo mais tem trabalho informal e as pessoas que tem o trabalham informal não tem direito ha ferias,13º,aposentadoria,FGTS,convenio medico e muitos outros beneficio que uma pessoa que trabalha de carteira assinada tem.

    2) eu nunca passei por isso e nem um amigo meu passa por augo do tipo e também não conheço ninguém que tenha passado por isso.

    3) e o comercio por que produz menos e tem que despedir o seus funcionários e também tenha fechar as portas do seu comercio e fechar as portas indo a falencia

  38. Jonadabe 814 disse:

    1)na cidade em que eu morro não tem trabalho escravo mais tem trabalho informal e as pessoas que tem o trabalham informal não tem direito ha ferias,13º,aposentadoria,FGTS,convenio medico e muitos outros beneficio que uma pessoa que trabalha de carteira assinada tem.

    2) eu nunca passei por isso e nem um amigo meu passa por augo do tipo e também não conheço ninguém que tenha passado por isso.

    3) e o comercio por que produz menos e tem que despedir o seus funcionários e também tenha fechar as portas do seu comercio e fechar as portas

  39. Gabriela e Diênifer 814 disse:

    1- Aqui em nossa cidade há muitos exemplos de trabalho informal,principalmente em atelieres onde muitos de nossos jovens trabalham e recebem um salário muito baixo, sem receberes se devidos direitos.
    2-Sim,conhecemos uma mulher que trabalha em uma fabrica de calçado a 14 anos ,e nunca recebeu um salario digno,e muitas pessoas que começaram depois dela,estão ganhado muito mais ,sendo que ela tem alguns cursos que essa pessoas não tem.
    3-Não poderão ter todo aquele conforto que gostariam de ter pois seus salários não são dignos de acordo com o que deveriam receber.Por que cada vez mais aumenta o custo de vida.

  40. Carla Fernanda Viana 814 disse:

    1°O desemprego, porque as fabricas procuram pessoas mas qualificadas, e a maioria das pessoas não tem essa qualificação para trabalhar nesse devido lugar, dai elas ficam desempregadas.
    2°Não conheço, existem muitas pessoas que trabalham sem a carteira assinada.
    3°Se as pessoas perdem o emprego a renda delas vai diminuir, elas vão ficar com dificuldades para pagar as suas contas, vão começar a depender do governo, só que essa ajuda do governo não vai ser o suficiente para essas pessoas viver socialmente, dai elas não vão poder ir no comercio e gastar absurdos pois não terão dinheiro para pagar e esses comércios irão a falência.

  41. dauane-814 disse:

    1- Com certeza, o trabalho informal. Existe muitas fábricas, com seus trabalhadores, vivendo sem seus direitos. Tem muitas pessoas que tem uma “banquinha de doces”, isso também é um trabalho informal. Outro ponto é desemprego, a pouco tempo as fábricas estavam precisando de muitos trabalhadores, mas esta fase está passando, poi a familiares meus procurando emprego, mas não estão encontrando.
    2- Sim, como citei, familiares meus procurando emprego, e também alguns trabalhando em fábricas de trabalhos informais.
    3- Um lugar, que as pessoas estão recebendo pouco dinheiro, o mercado da cidade vai a falência, pois os cidadãos não terão condições de comprar algo, assim irá iniciar um efeito dominó, pois com a falência, as pessoa vão começar a ficar desempregadas, pobres, e assim por diante.

  42. junior cesar 814 disse:

    1:Não, percebo nenhuma dessas situações na minha cidade mas sim trabalho informal.

    2:na minha família, não tem ninguém, e também não conheço ninguém.

    3: quando uma pessoa começar a ganhar menos do que ela ganhava, ela não vai ter dinheiro para comprar o que ela comprava em um comercio, e as pessoas que trabalham nesse comercio, vão começar a ganhar ou vão ser desempregadas.

  43. Marilce G. Santos turma:814 disse:

    1-sim eu percebo pois tem muito poucos trabalhadores e os que tem recebem muito pouco pelo o que fazem,mas são obrigados a trabalhar para poder se manter (sobreviver).
    2-sim minha irmã trabalhava em uma atelier e recebia muito pouco trabalhando “frio”(sem carteira assinada).
    3-por que se um trabalhador perder o emprego não poderá comprar “gastar” o que ele gastava quando estava trabalhando,e então todos saem perdendo se não tivermos emprego não podemos comprar e o comércio não terá quem comprar suas mercadorias.

  44. Danieli e Nicole 814 disse:

    1-Sim, porque na nossa cidade por muitas pessoas, estarem precisando muito de emprego, elas não pensam se o trabalho que farão será recompensado da forma correta.

    2-sim, pois conheço muitas pessoas que já trabalharam em fabricas ou atelier,e não estavam nada satisfeitos com as suas condições de trabalho.

    3-Que com o trabalhador não satisfeito com o trabalho, o salario, e as poucas horas de descanso isso acabará refletindo na sociedade toda, pois, com o tempo os trabalhadores não irão mais querer produzir e os que irão ser prejudicados serão os próprios donos das empresas e chefes.
    Bjinhos… d nois…

  45. djúlly santos-814 disse:

    1-Sim pois tem muitas fabricas que pagam muito poucos e tipo eles quase na tem férias exemplo tem fabricas que no dia do natal,ano novo,pascoa eles só dão um dia de ferias e tem fabrica que trabalha no sábado e faz serão tipo eles pagam muto puco não dá para se sustentar desse jeito nós não íamos conseguir sobreviver assim ainda mais que as coisas então ficando cada vez mais cara e não conseguimos comprar tudo oque nós precisamos para nós sobreviver ainda mas no inverno que os preços começam a subir e fica tudo mais caro e tem pessoas que não podem comprar por causa que ganha pouco e não sobra dinheiro.
    2-ñ tem ninguém que eu me lembre eu não converso com meus pais sobre a vida deles.
    3-Mutas pessoas ficam sem emprego e acabam morando na rua e ficam devendo nas lojas,mercados e com essa consequência acabam morrendo de fome sem ter o que comer e ter que pedir emprestado ou as vezes até pegando do lixo ou pedindo esmola e mutas vezes seu nome pode parar no spc muitas pessoas acabam até morrendo por não ter o que comer.

  46. TAINARA 814 disse:

    1°- NA MINHA OPINIÃO, SÓ TEM TRABALHO INFORMAL.
    2°-NA MINHA FAMÍLIA TEM PESSOAS QUE TRABALHA E GANHAM MUITO POUCO
    PRA PAGAR AS CONTAS.
    3 FICA SEM MORADIA SEM COMIDA ACABAM FICANDO ABANDONADOS.

  47. caroline e talita 812 disse:

    1- sim, tem muitos lugares onde as pessoas trabalham ” frio” ,sem carteira assinada,e sem nenhum tipo de segurança e um local digno de trabalho.

    2-Na minha casa minha irmã e eu trabalhamos em um atelier mas não é tão escravo agente recebe por hora no dia marcado.

    3-Ele vai ficar pobre ,sujeito a morte sem ter dinheiro para viver.

  48. Alex Amaral 814 disse:

    1-Na minha cidade não tem trabalho escravo pois sim trabalho informal tem algumas atelier com carteira assinada outras não por isso daí as pessoas não tem direito a nada
    2-Não e não conheço ninguém que passou por essa situação e nem meus parantes passaram por isso
    3- Como que as pessoas vão ficar sem comer sem pagar as contas e sem ter onde morar

  49. danieli m 814 disse:

    1- sim, tem muitos lugares onde as pessoas trabalham ” frio” ,sem carteira assinada,e sem nenhum tipo de segurança e um local digno de trabalho.

    2-Na minha casa minha irmã e eu trabalhamos em um atelier mas não é tão escravo agente recebe por hora no dia marcado.

    3-Ele vai ficar pobre ,sujeito a morte sem ter dinheiro para viver.

  50. Walassi e Rafael disse:

    1- sim, o desemprego e o trabalho informal
    2- sim, minha tia ficou desempregada por causa do desemprego
    3- o comercio fecharia porque ninguém compraria nada

  51. Danieli e Nicole 814 disse:

    1-Sim, porque na nossa cidade por muitas pessoas, estarem precisando muito de emprego, elas não pensam se o trabalho que farão será recompensado da forma correta.

    2-sim, pois conheço muitas pessoas que já trabalharam em fabricas ou atelier,e não estavam nada satisfeitos com as suas condições de trabalho.

    3-Que com o trabalhador não satisfeito com o trabalho, o salario, e as poucas horas de descanso isso acabará refletindo na sociedade toda, pois, com o tempo os trabalhadores não irão mais querer produzir e os que irão ser prejudicados serão os próprios donos das empresas e chefes.

  52. Larissa 814 disse:

    1- sim o desemprego. É que agora as empresas estão exigindo muito tem que ter o primeiro grau complete alguma experiência e cursos profissionalizante.
    2-sim a minha prima trabalhou muito e no fim do mês no receberam. Em outros casos as pessoas tem que humilha para receberem. E tem algumas que mesmo assim não conseguem.
    3- As pessoas começaram a passar fome, nao teram onde morar, as fabricas vao começar a despedi as pessoas, lojas vao fechar resumindo vai ter o desemprego alem das coisas aumentarem por que abaixa o preço isso nunca vai acontecer.

  53. Leonardo 814 disse:

    1- Sim a mais “explicita” é do baixo salário, muitas vezes chegamos em mercados e nos deparamos com preços altos e muitas pessoas reclamando por não conseguirem comprar esses produtos que deveriam fazer parte da vida desses cidadães.
    2-Não conheço, mas muitas pessoas são exigidas demais em seu trabalho e no final do mês o salário não compensa o que trabalhou.
    3-Uma coisa leva outra, se uma cidade tem muitas pessoas desempregadas e recebendo pouco estas pessoas não irão mais ter dinheiro para comprar produtos de comércios então estes comércios irão fechar levando cada vez mais ao desemprego e a falência. Gerando cada vez mais pobreza nas cidades.

  54. Lucas M.C 814 disse:

    1°-Não, existe trabalho escravo e sim trabalho informal;
    2°-Não,nunca aconteceu de eu conhecer alguem;
    3°-Os comércios irão a falência, por causa que os trabalhadores não terão dinheiro para gastar;

  55. felipe 813 disse:

    1)Sim,porque há muitas fábricas e poucos empregos.

    2)Sim,muitos dos meus vizinhos passam por isso há muito tempo mais não querem admitir porque eles tem que sustentar a família.

    3)É que essa pessoa ficará devendo muitas dívidas e não terá como pagá-las.

  56. Emanuelly e Tais Albuquerque T.813 disse:

    1)sim, porque em nossa cidade não tem trabalho escravo mas tem trabalho informal pois as pessoas trabalham muito e ganham muito pouco.
    2)sim, porque quem trabalha em atelier ou até mesmo em outros lugares sem carteira assinada sofre pois não tem direito algum.
    3)O desemprego de uma pessoa acaba afetando o comércio, pois ela não compra como antes e muitas lojas acabam fechando e até mesmo falindo.

  57. Diogo Reis Saraiva Turma:813 disse:

    1- Eu não chego a ver trabalho escravo, mas vejo baixo salário e desemprego.
    2- Não conheço ninguém.
    3- Pode ficar sem onde morar, passar fome, sem contar que só vai prejudicar o comércio de sua região…

  58. Andrius.813 disse:

    1: Sim muitas pessoas trabalhão ”frio” sem direito nenhum.
    2:Sim meu pai trabalha sem carteira assinada .
    3:As pessoas ficarão sem serviço e passarão muitas necessidade e muitas firma fecharão.

  59. william 813 disse:

    1 sim porque tem muitas fabricas clandestinas que contratam jovens para diminuir seus gastos.
    2 a pessoas que não tem carteira assinada e ganham salario muito baixo.
    3 o trabalhador alem de não conseguir dar uma boa vida para seus filhos não pode sair,passear pela cidade porque seu salario é um absurdo.

  60. Aline camargo e Aline de Moura 813 disse:

    1.Sim pois ha pessoas que trabalho sem carteira assinada, com o salário baixo.

    2.Já nossas mães trabalhavam sem carteira assinada e no final do mês o salário não compensava o que trabalhou.

    3.A qualidade de vida fica cada vez pior e com o desemprego a sociedade fica mais pobre e o custo de vida mais caro.

  61. ( vinicius 813 ) disse:

    1. sim eu já vi muitas situações desse tipo até no meu lugar de trabalho.

    2.sim minha mãe e meu pai já passaram por isso eu espero que eu não passe por isso.

    3.por que a maioria fica pobre cria ladrão na sociedade e o lugar que você costumava freqüentar ira falir e ira gerar mais desemprego .

  62. daniel e tales-813 disse:

    1-sim porque na minha cidade tem gente que trabalha muito e ganha muito e ganha pouco.
    2-sim conheço varias pessoas que passaram por isso meus pais por exemplo trabalhavam
    ate em fim de semana e ganhavam salario minimo.
    3-se um trabalhador trabalha muito e ganha pouco ele não pode gastar muito e assim as lojas vão quebrando.

  63. Tais frassão e Natieli disse:

    1- percebemos sim algumas situações parecidas em nossa cidade, pois os salários estão cada vez mais baixos muitas pessoas sem formação especifica para arranjar um bom trabalho, alto desemprego, pessoas sem direito a nada pois a maioria não tem a carteira assinada.
    2-sim já passaram por algo parecido, como baixo salário, desemprego, a carteira assinada só depois de muito tempo de trabalho .
    3-as consequencias são por exemplo: se você trabalha em uma fabrica e ganha um salário alto e compra em lojas, grandes contias de produtos o vendedor ou o dono da loja esta no lucro mas suponhamos que você está demitido do seu emprego e o que você comprava naquela loja não poderá mais comprar na mesma quantidade de antes quando estava empregado, e se isso acontecesse com várias pessoas o que aconteceria com a loja ?! com certeza ela se quebraria e o dono irá ter que demitir seus funcionários pois o dinheiro que entrava antes não entra mais para ele bancar as contas da loja e dos seus funcionários.

  64. Bruna Franciele da Silva .S.813 disse:

    Resposta:
    1-Sim,pois muitas vezes nossos pais não ganhão aumento frequentemente como,
    o preço do aluguel,água,luz entre outros sobem com frequencia.
    2-Já meu tio saiu daqui de Sapiranga para trabalhar na Bahia para ganhar mais ,mais morava no emprego,e o salario não tinha muita diferença daqui e ele teve que voltar.
    3-Os produtos ficaram mais caros, e muita gente ficará desenpregado, o comércio ficará mais caro,comprando seus produtos mais baratos.

  65. 1)Não , por que as pessoas que eu conheço trabalham com carteira assinada
    2)SIM minha irmã fazia serviço em casa sem carteira assinada
    3)Se uma pessoa perde o emprego , ela gastara menos então o comercio começa a decair dai os donos tem que demitir funcionários e o estabelecimento acaba fechando.

    Leonardo e Edenílson 813

  66. 1-NESTA MINHA CIDADE PERSEBESE SIM QUE TEM O TRABALHO ESGRAVISADO POIS A MANHO RIA DAS PESO-AS POBRES SÃO AQUELAS QUE GANHÃO POUCO OU AS VEZES NEM RECEBEM!
    2-NUNCA PASSEI POR AUGO SEMELHANTE MAIS CONHEÇO MINTAS PESO-AS QUE TRABALHÃO SÓ PARA PAGAR O QUE COME E AONDE MORA!
    3-PELO QUE EU SEI A NOSSA CIDADE ESTÁ CAINDO MINTO NO CRITÉRIO DO TRABALHO POIS CADA VEIS MAIS OS DONOS DE ATELIERES,LOJAS,COMÉRCIOS E ETC
    ESTÃO FOME DE DINHEIRO E POR ISO ESTÃO ESCRAVIZANDO CADA VEZ MAIS OS SEUS “EMPREGADOS”!

  67. GEISLAINE, MôNICA813 disse:

    SIM,PORQUE MUITAS PESSOAS NÃO CONSEGUI ASSINAR A SUA CARTEIRA EM UMA FABRICA E ACABA ACEITANDO QUALQUER COISA PRA SOBREVIVER…E HOJE EM DIA MUITOS ADOLESCENTES NÃO CONSEGUI EMPREGO EM FABRICAS E ENTÃO VÃO TRABALHAR EM ATELIER. 2 O TIO DA NICA JÁ PASSOU POR ISSO FOI BEM DIFÍCIL .3 E’ DIFÍCIL PORQUE NÃO TEM DESCANSO E NÃO 13SALARIO …………..!!!!!

  68. Camila Leite disse:

    1. Sim, há situações de trabalho informal, por exemplo algumas pessoas trabalham vendendo coisas nas ruas (os famoso “camelos”), e há também bastante desempregos, pois estão exigindo muito no mercado de trabalho, em questão de qualificação, 54% do total de desempregos é causado por isso.
    2. Nunca passei por isso e nem minha família, mas conheço muitas pessoas que passa por isso, por não terem qualificação.
    3. Com o salário baixo, o desemprego, os trabalhos informais, a exploração de trabalho e o custo de vida alto, a qualidade de vida da população (sociedade) acaba ficando em situações precárias.

  69. marilaine lilian ferreira raimundo 813 disse:

    1. Não só eu todas as pessoas percebem isso, eu acho que até já é comum ver tudo isso hoje em dia.
    2. Já vi na televisão, mas não conheço ninguém que tenha passado por algo parecido, apenas, ouvi falar de algumas pessoas.

    3. Eu acredito que se isso acontecer a sociedade vai ficar na miséria sem poder comprar o comercio fechou, e não vai ter onde trabalhar por que as fabricas fecharam, e com isso a população vai ficar na miséria.

  70. pedro henrique t:813 disse:

    1: Sim porque eles procuram o lucro Incessante e crescente predomina nas atividades comerciais que ainda acontece de forma mais violenta
    2:não mas se eu tivesse não estaria feliz
    3:são muitos mas pare aumenta o custo para aumentar os lucros das empresas, muitos trabalhadores perdem seus emprego. e muitos desses não conseguem voltar ao mercado de trabalho por falta de qualificação exigida

  71. DOUGLAS 813 disse:

    1-PERSEBESE QUE SIM POR QUE MUINTAS PESOAS POBRES SOFRE POR
    “ESCRAVIDÃO”
    2-NUNCA POIS CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE SOFREM POR ISSO!
    3-NOSSA CIDADE ESTA SOFRENDO NO CRITÉRIO DESEMPREGO E BAIXO SALÁRIO!

  72. Maiara.carnelutti-811 disse:

    1) sim, pois tem muitas fabricas que o trabalhador não tem direito algum e se por acaso ele se machucar na fabrica onde trabalha e não tiver carteira assinada não tem direito algum e muito menos ferias, decimo e muito mais então exija sua carteira assinada e um salario digno lute pelo que é seu. esse é um TRABALHO INFORMAL.
    2)sim. Alguns dos meus familiares e até eu passo por isso pois onde eu trabalho ele só pega de menor meio turno ou dia todo e não assina a carteira do pessoal e paga pouco mas que não chega a dar um salario minimo mas eu não preciso trabalhar porque ganho tudo que quero minha mae acha que eu devo ficar em casa pois ganho uma (196á278 por quinzena) mereca então as vezes vou trabalhar e as vezes não pois ele não pode botar pra rua se não , não tem quem trabalhe pra ele pois quem vai querer ganhar pouco meio turno ou dia todo não ganhar um salario…
    3)se eu ganhar pouco não vou poder gastar o dinheiro por ex: no mercado. o mercado não vai adquirir o meu dinheiro e de muitas outras pessoas (que ganham pouco) e irá falir e fechar e outras pessoas acabam ficando sem emprego é como uma cadeia alimentar uma coisa precisa da outra se não acabam morrendo. e nos ficando desempregado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s