GLOBALIZAÇÃO

Publicado: 22/05/2010 por opaz em Geoinfo

No dia 19 de abril os alunos das oitavas séries (turma 181 e turma 182) do Dorothea (Taquara-RS) assistiram ao filme “A Batalha de Seattle”.

O questionário abaixo foi respondido pelos alunos após o filme:

1- O que significa a sigla OMC e quais são suas atribuições?

OMC significa Organização Mundial do Comércio. Suas atribuições:

– supervisionar a implementação de regras acordadas no âmbito do sistema multilateral de comércio;

– atuar como fórum de negociações comerciais;

– supervisionar as políticas comerciais dos 134 países-membros;

– fornecer assistência técnica e cursos de formação para países em desenvolvimento, em matéria de comércio.

2 – Quando este protesto aconteceu e por quais motivos?

“Ocorreu em 1999. Os motivos eram vários: alguns se opunham às políticas da OMC, outros queriam atingir o sistema do capital globalizado e outros ainda se preocupavam com o meio ambiente”.

“Barrar as negociações da OMC, chamando atenção para a degradação ambiental resultante das políticas desenvolvimentistas estatais e privadas”.

3 – As pessoas que protestavam faziam parte de vários grupos. Que gurpos estavam envolvidos no protesto?

ONG’s nacionais e internacionais, sindicatos, grupos de estudantes, organizações religiosas e anarquistas.

4 – O filme menciona outro protesto contra o FMI. O que esta sigla significa?

Fundo Monetário Internacional.

5 – Quais os pontos de vista adotados no filme, e como você se posicionaria diante daqueles acontecimentos?

“Os pontos de vista foram a favor da OMC, em que os comerciantes só queriam ganhar, e o outro dos manifestantes, que estavam defendendo os desfavorecidos. Eu me posicionaria juntos aos manifestantes, porque estaria defendendo uma causa nobre”.

“O filme mostra uma coisa que realmente aconteceu. Também mostra a distorção dos fatos pela mídia e a violência dos policiais”.

6 – Que relação pode ser estabelecida entre o filme e a globalização?

“O filme questiona a globalização em várias partes, e vários manifestantes conhecem a globalização como ‘era do consumismo’, que acaba envolvendo as críticas de ecologistas e humanistas. Para eles, quanto mais consumimos, maior a devastação para o meio ambiente e o planeta”

* por último os alunos pesquisaram duas notícias, uma a favor e uma contra a globalização.

* com estas notícias faremos um debate em aula no dia 24 de abril e comentários aqui no blog…

GLOBALIZAÇÃO: A FAVOR OU CONTRA?

Anúncios
comentários
  1. Luiz, Krishna, Duda H. e Natália disse:

    Somos a favor da tecnologia porem não somos a favor da destruição do meio ambiente, o governo deveria fazer um crescimento tecnologico que preservasse a natureza, sem destruir o ambiente.

  2. gustavo paiva disse:

    acho que a globalização é muito importante e necessaria, problemas como, pobreza, pandemias, cabe a ONU resolver

  3. henrque disse:

    Como já foi dto várias vezes, globalização é um fator com dois termos, tem dois lados. Possui lados opostos, um é pelo lado dos avanços tecnológicos. Já possui outra face, todo este avanço tecnológico pode causar desemprego.
    Ser ou não ser a favor da globalização é um fator relativo, cabe a cada pessoa optar por sua escolha.

  4. Cheshire Cat [Davi, Bruno, Rafael e Vinícius] disse:

    First.
    A globalização por um lado é boa pois houve grandes avanços, principalmente o tecnológico e por outro lado há a parte pobre sendo “esquecida”, com menos opurtunidades e mão de obra humana sendo substituida por máquinas.

  5. Lucas Casara Teixeira disse:

    Eu sou a favor da globalização, pois ela pode ser definida como um conjunto de transformações presentes na economia do planeta, a globalização, podemos diser que é um conjunto de relações entre países, em que ambos, comercialisam-se entre sí, podemos dizer também que têm relaações ecológicas, políticas etc.

  6. Amanda, Bibiana, José, Letícia disse:

    Dependendo da situação, somos contra a globalização ou a favor da própria. Pelo ponto de vista ecológico, somos contra, pois a globalização depende muito de recursos naturais, geralmente tirados de países subdesenvolvidos. Já falando em tecnologia, somos a favor pois nos traz grande facilidade em nosso dia-a-dia, gerando lucros para o nosso bem estar como turismo, educação, lazer e conhecimentos. Já pensando nas pessoas de baixa renda, a globalização traz poucos beneficios comparados as demais pessoas da alta sociedade, que usufluem de melhor dos beneficios da globalização, entre tudo a tecnologia.

  7. Somos todos a favor da globalização, pois ela tem nos proporcionado grandes avanços nas áreas de medicina e ciência, além das novas formas de comunicação que vem nos possibilitando à interagir com pessoas de outros países e compreender sua cultura.
    Porém, a globalização traz também alguns problemas, como: o desemprgo e a poluição.
    O desemprego tem sido causado pelas substituições de máquinas pela mão de obra.
    Já a poluição tem sido causada pelas industrias poluentes que não se importam com o meio ambiente.
    Sendo assim, ainda acreditamos que ocorrera uma globalização correta e igualitária.

  8. Eliane disse:

    Eu sou a favor, pois graças a globalização houve muito desenvolvimento em diversas áreas, como por exemplo na medicina, se formos ver quanto ela não desenvolveu nos últimos dois anos, muita coisa. Só que é claro, sempre tem aqueles que se aproveitam da felicidade dos outros e usufruam da globalização para fazer o mal, não podemos mudar a cabeça das pessoas de uma hora para outra, mas podemos começar por nós mesmos.

  9. matheus e gustavo p disse:

    somos contra a globalização pois ela esta acabando com os recursos naturais da terra, e de que adianta o mundo estar desenvolvido, se estiver morrendo de fome.

  10. Amanda, Bibiana, José, Letícia disse:

    Dependendo da situação, somos contra a globalização ou a favor da própria. Pelo ponto de vista ecológico, somos contra, pois a globalização depende muito de recursos naturais, geralmente tirados de países subdesenvolvidos. Já falando em tecnologia, somos a favor pois nos traz grande facilidade em nosso dia-a-dia, gerando lucros para o nosso bem estar como turismo, educação, lazer e conhecimentos. Já pensando nas pessoas de baixa renda, a globalização traz poucos beneficios comparados as demais pessoas da alta sociedade, que usufluem de melhor dos beneficios da globalização, entre tudo a tecnologia.

  11. Maria Julia disse:

    Eu sou a favor, porque várias coisas devemos à globalização. Como os empregos gerados para os desempregados, ou o reflorestamento – na minha opinião é mais importante do que outras coisas -, que para o contentamento dos ecologistas, é praticado. Mas, como o mundo não é perfeito, também tem os contras. Eu fico num meio termo entre o contra e o favor, porque tem os fatores ruins além de tudo. Alguns exemplos como a poluição, ou a exploração de recursos naturais para a obtenção de lucros.

  12. Maria Eduarda O. e Daiana disse:

    Eu acho que a globalização é boa porque ela ajuda muitas pessoas, ela tem pontos negativos, e positivos, mas apesar disso, eu acho que ela ajuda as pessoas a se darem bem na vida, dando oportunidades, ela não consegue ajudar a todos, mas uma grande maioria, e com o tempo vai melhorar.

  13. eltz disse:

    a favor

  14. Cristian, Bernardo, Pedro e Gabriel disse:

    Somos a favor e contra.
    Somos a favor pois pela globalização ocorre o avanço da tecnologia, das curas de doenças, etc. Isso, muitas vezes, aumenta o emprego.
    Somos contra pois a globalização, para atingir os meios acima, muitas vezes destrói a natureza, derruba árvores, mata animais.
    =]

  15. michelle / matheus disse:

    Somos a favor mas nao totalmente, pois a globalização ajuda no desenvolvimento, mas ao contrario prejudica a natureza e quem mora no país, pois gera desemprego e poluição, isto nao ajuda o pais, mas a tecnologia trazida através da globalização ajuda na medicina, entre outras coisas; ainda achamos que os países vão achar alguma forma de continuar com a globalização de um jeito que não agrida a população e o meio ambiente.

  16. A globalização trás tecnologia(o que é algo bom), porém trás desemprego em função das máquinas. Somos um pouco a favor mas por outro lado não.

  17. Roberto, Renan, Bruno e Filipe disse:

    Sou a favor, porque permite que os paises tenham um livre comercio, o que possibilita a evolução econômica de cada pais envolvido na globalização.

  18. raul disse:

    a gobalização é boa pra aglum “país” e ruim pra outro “país”

  19. bruno disse:

    na minha opinião a globalização é boa. porque traz bastate tecnologia para agente mas tbm dexa bastante gente desempragada, mas na minha opinião continua sendo Boa.

    XD

  20. Gabriela Nicoli Renata disse:

    Para nós depende do caso: somos a favor quando a globalização gera um grande crescimento econômico.
    Somos contra no aspecto quando a tecnoligia assume o trabalho humano, gerando um grande indice de desemprego. Quando a globalização acaba atingindo o meio ambiente, provocando a grande destruição dos recursos naturais.

  21. Amanda,Shauany,Victória e Raquel disse:

    A globalização pode ser vista por dois angulos diferentes,a questão do desemprego causado por ela e também a tecnologia que é muito importante para nós.
    Por isso somos a favor da globalização pois podemos achar outros meios para a questão ambiental e o desemprego. E assim nós temos a tecnologia e outras coisas que a globalização nos proporciona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s